Ações de sustentabilidade - Elysia energia solar Brasil

Conheça 9 formas de integrar a sustentabilidade em sua vida

Publicado em de de

É possível adotar um estilo de vida mais com ações de sustentabilidade nas pequenas coisas do dia a dia – conheça algumas formas de fazer isso

A sustentabilidade é crucial para conservar os recursos naturais e viver uma vida com mais qualidade. Hoje, precisamos tomar decisões que levem em conta as consequências – ou seja, o que cada ação impactará no médio e longo prazo. Mas, afinal, que decisões podem ser tomadas no dia a dia, pensando no longo prazo, para tornar nosso mundo mais sustentável? Selecionamos algumas ideias que podem ser incorporadas no seu cotidianos e integrarem a sua tomada de decisão.

Como funciona a energia solar? 

1 – More perto de onde você trabalha

O transporte é a principal causa das mudanças climáticas. Portanto, qualquer coisa que você faça para diminuir a quantidade de viagens tornará o mundo mais sustentável. Fazer o trajeto de casa para o trabalho sozinho em um carro é uma ação anti sustentável. Se for inevitável o deslocamento de automóvel, procure compartilhar as viagens com algum colega de trabalho que tenha um itinerário semelhante. Quanto menos carros à combustão nas ruas, melhor para a sustentabilidade do planeta.

2 – Utilize bicicleta

É melhor para sua saúde e para o meio ambiente andar de bicicleta em curtas – e até médias – distâncias. O ciclismo emite muito menos dióxido de carbono do que os carros. Além disso, as bicicletas ocupam menos espaço. Você não está em boas condições físicas para ir de bicicleta ao trabalho? Então, tente investir em uma bicicleta elétrica.

3 – Compre um carro híbrido ou elétrico

Sabidamente, carros que consomem gasolina são insustentáveis. Se você precisa dirigir um carro, opte, se possível, por um carro elétrico ou um híbrido. São menos agressivos ao meio ambiente e estão cada vez mais acessíveis no mercado. 

4 – Reduza o uso de eletrodomésticos

Olhe ao redor da sua casa e pergunte-se se você está consumindo muita eletricidade. Também, pergunte-se se todos os eletrodomésticos realmente são utilizados de forma frequente – e se não podem ser substituídos por outros aparelhos menos “puxadores” de energia. Na hora de adquirir um eletrodoméstico, opte sempre pelo equipamento com selo Procel A, que consome a menor quantidade de energia para funcionar. 

5 – Use energia solar

Considere adquirir um sistema fotovoltaico para aumentar sua sustentabilidade. No Brasil, este é o melhor momento para realizar esse investimento. Com o uso de energia fotovoltaica, você está abastecendo seu imóvel (comercial ou residencial) com energia limpa e renovável, que não agride os recursos naturais do planeta e ainda fazem você economizar significativamente na conta de luz. 

6 – Consumo local de alimentos

Não é apenas o que você come. Aonde você se alimenta também é um ponto importante. O consumo local de alimentos nasceu quando as pessoas perceberam o quão insustentável a maior parte da distribuição de alimentos realmente é. O transporte de alimentos é um grande contribuinte para as mudanças climáticas. Em última análise, esse modelo de trazer alimentos de todos os cantos do planeta é insustentável. Causa muita poluição. Enquanto isso, é provável que alguém esteja cultivando frutas e verduras perto da sua casa. Pesquise!

7 – Valorize restaurantes socialmente responsáveis

Se você gosta de comer fora, escolha restaurantes que realizam ações sustentáveis, como a compra de locais, destinação correta da sobra e geração limpa de energia. Há restaurantes que até possuem sua própria produção de alimentos. Outros, fazem acordos com produtores locais para comprar uma certa quantidade de produtos semanalmente.

8 – Reduza o desperdício de alimentos

De acordo com algumas estimativas, um terço dos alimentos do mundo vai para o lixo. Isso é, de fato, trágico, especialmente quando consideramos quantas pessoas estão passam fome no mundo. Desperdiçar alimentos é insustentável de duas maneiras. Quando você joga fora um tomate, também está jogando fora toda a água, ar e solo fértil que foram usados para cultivá-lo.

Qual é a solução? Compre apenas o que você precisa. Congele pão e outros itens de padaria que você não usará nos próximos dois dias. Faça refeições mais “limpas” para a geladeira, como sopa, macarrão e ovos, nos quais você pode usar uma variedade de vegetais.

9 – Minimize o uso de plásticos descartáveis

Você já deve ter notado que algumas comunidades – e até países inteiros – baniram os plásticos descartáveis. Isso aconteceu porque algumas pessoas começaram a fotografar recifes oceânicos inteiros compostos de lixo. Não sabemos exatamente como nosso consumo diário de plásticos destrói o oceano, mas sabemos que, sim, isso ocorre. Podemos evitar o uso de plástico, de algumas formas.

Faça seu próprio café em casa ou no escritório. Use um copo de cerâmica em vez de um copo de isopor. Recuse canudos de plástico. Rejeite alimentos e outras mercadorias que foram embaladas em excesso. Leve sacolas de pano com você quando fizer compras.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar no espaço - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Energia solar no espaço: já imaginou sistemas fotovoltaicos em órbita?

Continue lendo
Robô Google energia solar Elysia

,

Google testa robô movido a energia solar voltado para o agronegócio

Continue lendo
Carro elétrico - Elysia energia limpa

,

Reino Unido antecipa proibição de carros a gasolina e diesel para 2030

Continue lendo
Energia solar benefícios - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Conheça 7 benefícios da energia solar para a saúde e o meio ambiente

Continue lendo